Óbitos e nascimentos no Brasil de 2000 a 2021
Recentemente, o Nathan Yau, do blog Flowing Data, montou um gráfico muito legal de nascimentos e mortes nos Estados Unidos e eu resolvi fazer o mesmo, mas com dados do Brasil. Lá, o número geral de mortes em 2021 foi muito próximo (e até maior em alguns meses) do número geral de nascimentos (vide link para publicação original aqui).
Os dados de 2021 apresentados são preliminares, mas também são reveladores, considerando toda a dinâmica referente à pandemia de Covid-19. Achei muito interessante. E muito curioso também. Houve um grande aumento nos óbitos, digamos um excesso, que sugere uma correlação com a pandemia. Além disso, o número de nascimento foi mais baixo.
Bom, como um epidemiologista em formação, fui analisar o cenário do Brasil. Me fiz a pergunta: será que a série temporal de nascimentos brasileira teve alguma mudança em 2021, se comparada a série temporal de mortalidade, no mesmo período?
Para isso, coletei os dados lá no Datasus (dados atualizados até janeiro de 2022 e preliminares para os anos 2020 e 2021). Usei o Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Informação de Nascidos Vivos do Ministério da Saúde. Eu trunquei a série de 2021 em setembro, pois há dados até outubro e, possivelmente, muito incompleta nesse mês. Usei basicamente ggplot2
no R
e algumas recursos “avançados” para montar o gráfico.
Peço licença ao Nathan para copiar o estilo do gráfico dele. Assim há possibilidade de comparação. E tcharamm: de fato. Há um aumento no número de óbitos que se aproxima do número de nascimentos nos meses de março e abril de 2021. Não observei nada comparado a esse aumento nos últimos 20 anos. Clique aqui para visualizar o gráfico dos Estados Unidos.
Pois bem, esses dados sugerem algo que pode ser investigado. Com um conhecimento prévio que temos, a pandemia parece ser o fator central na mudança. Aliás, tudo indica que há alguma correlação com a pandemia. Obviamente, seria muito bom testar com uma estrutura estatística para afirmar a correlação entre as séries. Mas, de qualquer maneira, já temos um indicativo para hipóteses. Deixo para vocês.
Bom trabalho!
Alteração em 7/2/2022, 15h25: No repositório do Datasus já tinha uma versão mais recente dos dados preliminares de 2020 que eu não tinha. Gráfico atualizado! \o/ Vejam o gráfico antigo aqui.